O que é controle financeiro?

Você sabe o que é controle financeiro e como aplicá-lo na sua empresa?

O que é controle financeiro?

Neste artigo, vamos te explicar todos os detalhes sobre o termo e de que forma o Contas Online pode te ajudar nesse processo.

Você já ouviu falar em controle financeiro? A grande maioria das empresas sabe bem que esse termo pode contribuir significativamente para o crescimento do negócio e, por isso, essa forma de organização tem feito sucesso no mercado.

Se você tem alguma dúvida sobre o que é controle financeiro ou não sabe como aplicá-lo na sua empresa, não se preocupe! Neste artigo, vamos te explicar todos os detalhes sobre o termo e de que forma o Contas Online pode te ajudar nesse processo.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é controle financeiro e o que ele faz?

Em geral, podemos resumir o controle financeiro como uma forma de organizar as finançaspessoais ou empresariais. Essa organização pode ser feita a curto, médio ou longo prazo.

O controle financeiro é responsável por gerir as despesas de uma casa ou empresa, equilibrar as finanças, realizar investimentos, construir reservas emergenciais e diversas outras medidas essenciais para manter a saúde financeira do negócio.

Basicamente, é um processo que se baseia em analisar toda a condição financeira do empreendimento através de avaliações de relatórios, fluxo de caixa etc.

A partir daí, é possível estabelecer metas e traçar possíveis planos de ação para melhorar ou aumentar o crescimento financeiro do negócio.

Por que é importante ter um controle financeiro?

Se você tem um negócio ou pretende abrir uma empresa, com certeza a sua intenção é que esse estabelecimento funcione e dê lucro, não é mesmo? Apenas com um bom controle financeiro as empresas podem se manter ativas no mercado de forma crescente e saudável.

É essencial que as finanças do negócio sejam acompanhadas de perto para garantir que os planejamentos e estratégias explicadas sejam concluídos da melhor forma possível. Além disso, caso aconteça algo fora dos planos, o controle financeiro vai te permitir tomar uma decisão precisa e coerente, sem grandes dores de cabeça.

Em resumo, a ideia do controle financeiro é ter um objetivo definido para o estabelecimento e acompanhar todo o andamento do negócio.

Como fazer um controle financeiro?

Em primeiro lugar, você precisa criar uma rotina para a sua empresa. Com que frequência você irá olhar as suas finanças? Diariamente? Semanalmente? Mensalmente?

No geral, as empresas fazem o controle diário das suas contas, mas em outros casos é possível adotar uma rotina semanal ou mensal.

Então, veja os principais controles financeiros que você pode utilizar e o passo a passo para manter a sua empresa saudável:

Fluxo de caixa

Podemos dizer que o fluxo de caixa é um fator essencial para fazer um controle financeiro da sua empresa.

Ainda que seja uma tarefa relativamente simples, é o fluxo de caixa que será o responsável por mensurar a saúde do seu negócio e ajudar a projetar as próximas fases do planejamento.

O fluxo de caixa é uma ferramenta contábil que possibilita ao gestor de negócios acompanhar as finanças, os investimentos e os rendimentos do estabelecimento. Definitivamente, essa projeção é uma importante ferramenta para tomada de decisões na empresa.

Capital de giro

O capital de giro é o conjunto de valores que um negócio precisa para se movimentar e manter saudável no mercado.

Dessa forma, é com o capital de giro que os valores pagos pela empresa serão gerenciados, a fim de garantir o bom andamento do empreendimento.

Controle de contas a pagar e a receber

Independente do porte da sua empresa, é extremamente necessário que as contas a pagar e a receber sejam registradas e acompanhadas diariamente.

Esse planejamento atua diretamente com o controle financeiro, permitindo que o negócio se organize e trace planos de ação.

DRE — Demonstrativo de resultados

Sem dúvidas, a DRE é uma ferramenta poderosa para a gestão de um negócio.

A Demonstração de Resultado do Exercício, ou apenas DRE, é um documento elaborado por uma empresa que registra os resultados de todas as operações financeiras do negócio, bem como mostra lucros ou prejuízos.

Ela pode ser comparada a um raio x completo de uma empresa, fornecendo dados muito importantes para a tomada de decisão dos gestores. Definitivamente, é uma ferramenta muito importante e utilizada para o controle financeiro.

Gestão de custos

Para fazer um bom controle financeiro, é preciso ter uma boa gestão de custos. Ferramentas de gestão financeira são grandes aliadas nessa hora e podem te ajudar!

A gestão de custos é responsável por gerenciar os custos fixos e variáveis do seu negócio, com o intuito de garantir o controle e o bom funcionamento das metas traçadas.

Referência(s)

Contas Online

Precisa de ajuda ?