Qual é o melhor investimento para aposentadoria?

Qual é o melhor investimento para aposentadoria?

melhor investimento para aposentadoria

Economizar dinheiro para financiar uma aposentadoria confortável não é apenas um bom investimento para um futuro distante, mas, talvez, uma possibilidade de se aposentar mais cedo e viver os sonhos que ainda não foram possíveis. 

A previdência privada talvez seja a primeira opção que vem à mente dos brasileiros quando se pensa em poupança para a aposentadoria bem-sucedida. No entanto, este artigo traz algumas outras sugestões para que você encontre o equilíbrio certo entre risco e retorno do investimento, como a chave para uma estratégia de tomada de decisões mais inteligentes possíveis para sua aposentadoria.

Por que já se preocupar com a aposentadoria? 

Grande parte das pessoas passam um longo período de suas vidas profissionais acreditando que ainda é muito cedo para pensar em sua aposentadoria. Com o princípio básico de que seus rendimentos diminuem drasticamente, quando você passa a contar apenas com a aposentadoria, pensar em como serão seus rendimentos no futuro, nunca é cedo demais. 

Investimentos seguros e sólidos são aqueles de longo prazo. Seria insensato você arriscar seu capital para o futuro, após anos de trabalho, em investimentos de riscos para a sua aposentadoria. Dessa forma, tenha em mente que fazer o seu dinheiro render com segurança, leva muito tempo. 

Como planejar a aposentadoria desde cedo?

As pessoas vivem despreocupadas quanto à aposentadoria, e quando percebem sua chegada, já pode ser um pouco tarde. Por isso, entender do assunto não é coisa de velho. 

Para esta etapa, não há como fugir dos cálculos. Você precisa ter as respostas para as perguntas: 

  • Quanto você pode poupar por mês? 

  • Que renda você deseja ter para a aposentadoria?

  • Com que idade você pretende se aposentar?

  • Quantos anos ainda faltam até o momento da sua aposentadoria?

Após saber as suas possibilidades de investimento, você pode então analisar alternativas mais coerentes para o seu caso, como renda variável e renda fixa. 

Qual o melhor investimento para a minha aposentadoria?

Há hoje no mercado financeiro uma variada gama de investimentos a serem escolhidos apropriadamente, uma vez que você compreendeu as etapas anteriores. Conheça algumas dessas opções para engordar a aposentadoria. 

Títulos

Para investimento em renda fixa,  isto é, todo tipo de investimento cujas regras de rendimento são definidas antes da compra, se destacam os títulos. Existem títulos públicos e privados. Esses instrumentos de mercado são considerados uma forma de investimento com baixo grau de risco, e são preferidos por investidores mais tradicionais. 

Quando você compra um título, você empresta seu dinheiro ao governo ou uma instituição. O emissor concorda em pagar-lhe juros por um determinado período de tempo e, quando o título vencer, o capital é devolvido a quem o emprestou. A receita de juros, ou rendimento, que você recebe de um título (ou de um fundo de títulos) pode ser uma fonte estável de renda para a aposentadoria.  

Os títulos públicos populares no Brasil são aqueles do Tesouro Direto. Entre os privados mais conhecidos estão os CDBs. Para investir em ambos, a forma mais comum atualmente é através das corretoras de valores, mas isto também pode ser feito por instituições bancárias, que, de modo geral, cobram maiores taxas por esses serviços. 

Os investidores recebem relatórios mensais de seus investimentos, por e-mail ou carta, e, na maioria dos casos, podem sacar o capital aportado antes do prazo de entrega expirar. 

Fundos de previdência privada

Os fundos de previdência privada são um tipo especializado de fundo mútuo. Eles alocam automaticamente seu dinheiro em um portfólio diversificado que tende para o perfil conservador, geralmente possuindo uma seleção de outros fundos mútuos. Os investimentos são administrados com o objetivo de gerar uma renda mensal que é distribuída entre os investidores. 

Esses fundos são construídos para fornecer um pacote completo, projetado para atingir um período de 10 anos ou mais. Um diferencial desse modelo de investimento conjunto é que eles não possuem incidência de come-cotas, que é a antecipação do IR sobre ganhos de capital.

Fundos de Investimento

A maioria dos fundos de investimento destinam-se a gerar receitas mensais ou trimestrais. Essa receita pode vir de juros, dividendos e negociações de ativos. Cada fundo tem um objetivo diferente; alguns possuem ações, outros possuem títulos. 

Os fundos são geridos por indivíduos e instituições especializadas que cobram taxas de manutenção e participação nos lucros, para operar em prol de seus investidores. 

Certifique-se de entender bem o perfil de algum fundo em que você possa porventura entrar. Algumas dessas ferramentas de mercado são bem mais arrojadas, isto é, muito mais dispostas a enfrentar riscos para tentar alcançar maiores retornos. 

Dividendos

Dividendo é a divisão do lucro que uma empresa compartilha entre os seus investidores. Estes proventos vem de algumas ações negociadas na Bolsa de Valores. 

As empresas conhecidas no mercado de capital como empresas de valor, podem não ver com frequência o valor de suas ações aumentarem, no entanto, podem pagar bons dividendos. Existem inúmeras plataformas indicando o valor pago nos dividendos por essas empresas, além das próprias plataformas virtuais das mesmas apresentarem detalhadamente essas informações em seus relatórios financeiros. 

Apostar em dividendos é uma estratégia de investimento de grandes investidores dos mercados de capitais. Embora essa opção exija mais análise do que investir em renda fixa, os seus retornos também costumam ser bem maiores do que investir em títulos.

Considerações Finais 

Ainda que, seguramente, alguns investimentos para a sua aposentadoria são mais apropriados que outros, entenda que você não precisa escolher apenas uma forma de preparar os seus rendimentos para o futuro.

Você pode ter uma carteira de investimentos, também chamada de portfólio, de forma variada, a tirar proveito de diferentes alternativas projetadas para atingir boas taxas de retorno de longo prazo. 

Existe também a opção de tomar suas decisões de investimento baseadas em consultorias financeiras com especialistas. Entretanto, em todos os casos, conhecer bem as potencialidades e riscos, o mais cedo possível, é o melhor caminho.

Referência(s)

Binance.

Open chat
Precisa de ajuda ?
Quer ajuda?